Nome do grupo Líder(es) do grupo: Instituição Site / Facebook
Link do diret. dos GPs do CNPq
Gepemem – Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática[1] Rodolfo Chaves.

Geraldo Claudio Broetto.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES
FAEM – Grupo de Pesquisa em Formação, Avaliação e Educação Matemática[2] João Ricardo Viola dos Santos.

Jader Otavio Dalto.

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS
NIDEEM – Núcleo de Investigação, Divulgação e Estudos em Educação Matemática[3] Amarildo Melchiades da Silva.

Adlai Ralph Detoni.

Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

[1]Texto informado pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq: O Gepemem toma como referência os seguintes princípios: ¿ No que se refere aos processos de formação de professores é indispensável que se trabalhe indissociavelmente a partir da tríade ensino, pesquisa e extensão. ¿ um aluno em contato com a realidade do seu ambiente desenvolve atitudes criativas em relação ao mesmo, cabendo ao professor operar como interlocutor de uma educação que incorpore uma análise da realidade socioambiental opondo-se àquela em que o aluno é levado a ignorar as consequências dos seus atos. ¿ Frente a diferentes realidades, distintos saberes são produzidos. ¿ A intervenção sociocultural de uma ação pedagógica desvinculada da realidade dos alunos possibilita um enfraquecimento da identidade cultural desses alunos e fragiliza a manutenção de seus valores. ¿ As formas como se produz conhecimento dependem de diversas variáveis que compõem as dinâmicas de uma cultura, logo, não há como pensar em produção única que seja válida em todos os contextos a todos os indivíduos.

[2]Texto informado pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq: O Grupo de Pesquisa em Formação, Avaliação e Educação Matemática (FAEM) se constitui como um espaço de pesquisa e desenvolvimento na área de Educação Matemática. Fazem parte do FAEM professores universitários e da Educação Básica, alunos de graduação e pós-graduação. O grupo foi constituído no ano de 2013 no interior do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. As atuais temáticas de pesquisa e desenvolvimento do FAEM são: Conhecimentos de professores que ensinam matemática; Avaliação e análise da produção escrita em matemática; Formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática.

[3]Texto informado pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq: O NIDEEM – Núcleo de investigação, Divulgação e Estudos em Educação Matemática tem como objetivo congregar pesquisadores em Educação Matemática, professores que ensinam Matemática em todos os níveis de ensino e estudantes de Licenciatura em Matemática e do Curso de Pedagogia para desenvolver pesquisa aplicada na área de Educação Matemática. Uma de suas principais ações práticas é a divulgação da pesquisa no meio acadêmico e escolar através de um seminário semanal e de um evento trienal denominado Colóquio de Educação Matemática. Os membros do grupo de pesquisa, associados a outros pesquisadores da UFJF, criou e mantém o Mestrado Profissional em Educação Matemática desde 2009. Atualmente seus pesquisadores desenvolvem estudos e pesquisas nas mais variadas temáticas da área.