PITÁGORAS: EM (E ALÉM DO) TEOREMA

Ano: 2017 – Atual

Resumo:
Projeto de pesquisa que envolve, indissociavelmente, ensino e extensão, cadastrado junto ao Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes – campus Vitória, PJ00004234, em setembro de 2017, no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática (Gepemem). O projeto procura trabalhar na perspectiva indissociável de ensino, pesquisa e extensão, tendo como eixos norteadores: as demonstrações históricas do teorema de Pitágoras; a Aritmética pitagórica; a História da Matemática. O propósito final é o desenvolvimento e a produção de materiais didático-pedagógicos (MDP) nas linhas de Materiais Concreto-Manipulativos e Jogos, uso de Tecnologia da informação (TI) e a produção de textos. Essa produção desenvolve-se a partir da sistemática adotada pelo Gepemem, no viés do desenvolvimento de Práticas Educativas Investigativas (PEI)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Rodolfo Chaves – Coordenador / Alex Jordane – Integrante / Mariana dos Santos Cezar – Integrante / Verônica Borsonelli Marcarini – Integrante / Bea Karla Flores Machado Teixeira – Integrante / Alexandre Krüger Zocolotti – Integrante / Douglas Araujo Victor – Integrante / Tiago Magno de Souza Dutra – Integrante.
Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 2


Cálculo Diferencial e Integral como Curso de Serviço para a Licenciatura em Matemática

Ano: 2017 – Atual

Resumo:
A presente proposta caracteriza-se como um projeto de pesquisa e desenvolvimento em Educação Matemática e tem como objetivo investigar o papel que deverá desempenhar a disciplina Cálculo Diferencial e Integral no processo de educar matematicamente estudantes em sua formação inicial no interior das Licenciaturas em Matemática. Enquanto projeto de pesquisa, nosso objetivo será o entender a seguinte questão: quais devem ser as características da referida disciplina para que seja entendida como um Curso de Serviço voltada para a formação do futuro professor de matemática? Enquanto projeto de desenvolvimento, nosso foco está na produção de material didático, referenciado teoricamente, e elaborado sob uma perspectiva diferente da tradicional, para uso em sala de aula nas Licenciaturas em Matemática..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Amarildo Melchiades da Silva – Coordenador


Design e Desenvolvimento de um Programa de Educação Financeira para a Formação de Estudantes e Professores da Educação Básica

Ano: 2014 – Atual

Resumo:
A presente proposta caracteriza-se como um projeto de pesquisa e desenvolvimento em Educação Matemática e tem como meta reforçar as ações brasileiras de inserção do tema Educação Financeira nas escolas públicas em atendimento às recomendações da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A pesquisa propõe a inserção da Educação Financeira como tema transversal no currículo de matemática a partir de uma investigação que visa a formação de estudantes e professores de matemática da Educação Básica. Enquanto projeto de pesquisa, nosso objetivo será o de investigar o conhecimento que estudantes e professores de matemática possuem e necessitam adquirir sobre Educação Financeira a partir de abordagens quantitativa e qualitativa de investigação de modo a orientar as ações de desenvolvimento. Os sujeitos de pesquisa serão estudantes e professores de matemática da Educação Básica de escolas públicas da cidade de Juiz de Fora/MG. Enquanto projeto de desenvolvimento, o objetivo será produzir material didático para o ensino de Educação Financeira, para uso em salas de aula de matemática e o desenvolvimento e implementação de cursos de capacitação de professores de escolas públicas para lecionarem Educação Financeira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (8) .
Integrantes: Amarildo Melchiades da Silva – Coordenador / Glauco Henrique Oliveira Santos – Integrante / Raquel Carvalho Gravina – Integrante / Maria Helena Marques Loth – Integrante / Arthur Belford Powell – Integrante / Marcelo Bergamini Campos – Integrante / Liamara Scortegagna – Integrante / Reginaldo Ramos de Britto – Integrante / Ronaldo Rocha Bastos – Integrante / Andréa Stambassi Souza – Integrante / Glaúcia Sabadini – Integrante / Márcio Carlos Vital – Integrante / Hugo Lagrimonte Ferreira – Integrante / Vivian Brion da Costa Silva – Integrante / Katyane Anastácia S. Capichoni Massante – Integrante / Leandro Gonçalves dos Santos – Integrante / Dailiane de Fátima Souza – Integrante / Jesus Nazareno Martins Dias – Integrante.Número de orientações: 3


O Uso de Categorias do Cotidiano para o Desenvolvimento Profissional de Professores que Ensinam Matemática

Ano: 2015-2017

Resumo:
O principal objetivo desse projeto é investigar o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática em espaços formativos nos quais são problematizadas atividades que envolvem categorias do cotidiano. Os espaços formativos nos quais desenvolveremos nossa pesquisa se constituirão como grupos de trabalho. Nestes, professores que ensinam matemática na Educação Básica, alunos da Licenciatura em Matemática e da Pedagogia, alunos de Pós-Graduação em Educação Matemática e Professores Universitários que atuam em Licenciaturas em Matemática, participarão dos encontros para conversar, discutir, aprender, problematizar atividades que envolvem categorias do cotidiano. Os grupos de trabalho se caracterizam como espaços formativos nos quais profissionais (citados anteriormente) se encontram com objetivo de compartilhar entraves, potencialidades e realizações de suas práticas profissionais uns com os outros. Os grupos de trabalho serão oferecidos em duas edições ao longo do projeto (2015 e 2016), conforme descrito nas etapas, em cinco cidades do Brasil: Campo Grande (MS), São João del-Rei (MG), Diadema (SP), Sinop (MT) e Bagé (RS). A produção de dados para a realização de nossas pesquisas se dará por meio de gravações de áudio, filmagens de encontros, relatos dos encontros do grupo de trabalho e de entrevistas com participantes. Tomaremos o Modelo dos Campos Semânticos (MCS) (LINS, 1999, 2001, 2006, 2008, 2012) como uma das fundamentações teórico-metodológica para produzir e analisar nossos dados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: João Ricardo Viola dos Santos – Coordenador / Sérgio Carrazedo Dantas – Integrante / Claudia Laus Angelo – Integrante / Edson Pereira Barbosa – Integrante / Viviane Cristina Almada de Oliveira – Integrante / Patrícia Rosana Linardi – Integrante / Regina Ehlers Bathelt – Integrante / Guilherme Francisco Ferreira – Integrante / João Pedro Antunes de Paulo.