Romulo Campos Lins (21/08/1955 – 17/08/2017), licenciado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Educação Matemática pela University of Nottingham, UK (1992), trabalhou desde 1992 no Departamento de Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, ambos no IGCE-UNESP, Rio Claro (SP), ou melhor, na pós e no [então] recém criado Departamento de Educação Matemática. Foi casado com Heloisa, e deixou cinco filhos: Ana, Cláudio, Júlia, Camila e Daniel, por ordem de altura. Adorava os seis…
[texto adaptado do Currículo Lattes de Lins]
O Professor Dr. Romulo Campos Lins, foi professor Livre Docente da UNESP de Rio Claro, onde atuou por 25 anos junto aos programas de mestrado e doutorado. Por toda a sua obra, é considerado por seus pares como um dos principais pensadores de sua geração e reconhecido internacionalmente por seus estudos sobre Álgebra Thinking.
Lins publicou em coautoria com o professor Joaquim Gimenez o livro “Perspectivas em Aritmética e Álgebra para o Século XXI”, Ed. Papirus (1997) obra que inspirou inúmeros trabalhos sobre o ensino da álgebra, também organizou e editou o livro “Perspectives on School Algebra”, publicado pela prestigiosa editora Kluewer (2001). Ao longo de sua vida acadêmica criou o Modelo dos Campos Semânticos (MCS) um modelo epistemológico e uma ferramenta teórica poderosa adotada por professores e pesquisadores em Educação Matemática, liderava o grupo Sigma-t, de mestres e doutores que orientou e que continuam sua obra.
Presença constante em eventos internacionais teve atuação destacada nas conferências do PME, CIEAEM e ICME entre outras, tendo sido organizador do ICMI Study “A Educação Profissional e Desenvolvimento de Professores de Matemática” realizado no ano de 2005 no Brasil. Membro de dezenas de comitês científicos e do corpo editorial de revistas científicas nacionais e estrangeiras. Seus artigos escritos num estilo próprio são referências para muitos estudos e projetos de Educação Matemática.
Um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Educação Matemática em 1988, Romulo foi presidente da SBEM de 1995 a 1998, organizou o VI ENEM de São Leopoldo, RS (1998). Para além do Lattes foi antes de tudo um grande sujeito, conhecido por seu humor refinado, sarcasmo na medida e uma inteligência arguta. Era um contador de histórias, apreciador de um bom vinho e de comida que preparava e temperava com conversas que se alongavam madrugada adentro. Conhecido por sua integridade e ética, amou e foi amado, bom marido, bom pai e um amigo que deixa todos que tiveram o prazer de partilhar sua companhia, tristes, órfãos, saudosos e consternados. Era único, não será substituído.
[texto adaptado da Nota da SBEM-Brasil]
Conheça mais consultando os trabalhos de e com Lins listados abaixo.
Se preferir baixe essa página em PDF, clicando aqui.